PARQUE FONTE GIOCONDA EM GESTAÇÃO.

ZN NA LINHA,
Os grandes terrenos da cidade são cobiçados pela indústria imobiliária. Para permitir que alguns deles escapem e se tornem de uso coletivo, na forma de parques, é preciso lutar, e muito. É o que está fazendo a ambientalista Elisa Puterman e parceiros, para preservar um terreno na Vila Albertina, onde por muitos anos funcionou a fonte Gioconda, e transformá-lo em parque.

Rampa de entrada da antiga Fonte Gioconda.Rampa de entrada da antiga Fonte Gioconda.

RIQUEZA – O distrito do Tremembé, situado no pé da Serra da Cantareira, teve muitas fontes.  Talvez a mais bonita delas fosse a fonte Gioconda, na av. Nova Cantareira, com seus ricos afrescos em azulejos reproduzindo a própria Gioconda, de Leonardo da Vinci, e frases em latim. O seu proprietário, Rigoleto Mattei, explorou comercialmente a fonte até meados dos anos 1970, quando ela foi interditada para uso comercial por suspeita de contaminação de suas águas, gerada pelos imóveis construídos acima.

ABANDONO – Até o final da década de 1980 era possível adentrar o terreno e encher garrafões com água. No começo de 1990 a fonte foi lacrada e o grande terreno ficou abandonado, como está até hoje. Sendo uma área em forma de grota, com alta declividade, não houve interesse para o loteamento comercial. Uma das casas no terreno, situada na av. Nova Cantareira na altura do nº 6000, abrigou um conhecido barzinho chamado “Tayo e Teyo”, que fechou há mais de 15 anos.

Frase sobre água em latim.Frase sobre água em latim.Afresco da Gioconda atrás da mata.Afresco da Gioconda atrás da mata.

PARQUE – A ambientalista Elisa Puterman morou por três anos em uma das poucas casas do terreno. “Aos poucos fui conhecendo a história do local, que já estava desativado e sempre olhava para aquela área como um exemplo da geografia, história, geologia e biologia da região da Cantareira, que está na divisa de São Paulo com o Parque Estadual da Cantareira”, contou Elisa. Apesar de não morar mais lá, ela continuou observando que a área seguia preservada. “A ideia de criar lá o Parque Fonte Gioconda vem sendo discutida no encontro Quintas Ambientais. Já fizemos visitas técnicas lá em diversas ocasiões, com diversos agentes”, disse Elisa.

EDUCAÇÃO – A proposta é que o Parque Fonte Gioconda seja voltado para Educação Ambiental, e prioritariamente visitado por alunos da rede municipal de ensino. As edificações ali existentes podem ser reformadas e receber um centro de visitantes, onde aconteçam pesquisas e estudos para a recuperação da vegetação da região, em parceria com universidades. Elisa Puterman informa que já há uma parceria sendo fomentada com a pós-gradução da FAU/ USP e a pós-graduação da faculdade de arquitetura da FMU.

Google-map da área da Fonte Gioconda, na Vila Albertina.Google-map da área da Fonte Gioconda, na Vila Albertina.

AVANÇO – A grande notícia é que o Parque Fonte Gioconda consta da lista de dez parques propostos para a região da subprefeitura Jaçanã/ Tremembé. Essa lista está no projeto de lei do novo Plano Diretor da Cidade, e publicada no D.O.M. de 17/06/2014. Agora é prosseguir na luta até ser implantado o parque, que vai levar a necessária Educação Ambiental para as crianças da cidade.
Minudências
@ Clique AQUI para ver a página do D.O.M. com a indicação do Parque Gioconda.

@ Um dos afrescos do terreno traz uma frase em latim do escritor romano Plínio, o Velho: Tales sunt aquae qualis est terra per quam fluunt, que significa: As águas são como as terras por onde elas fluem.

@ Esse afresco, hoje semidestruído, estava intacto ao ser fotografado em 1998 para o livro São Paulo Tramway Tremembé, onde ele aparece.

@ Outras fontes importantes no Tremembé foram a Fonte São Pedro (cujo arco está preservado nos fundos do supermercado Sonda, na rua Maria Amália Lopes de Azevedo), a Fonte N. Sra. de Lourdes, e a Fonte Fontális, que comercializou água até 10 anos atrás.

@ A proposta de criação do Parque Fonte Gioconda cresceu nas Quintas Ambientais, que ocorrem na subprefeitura Jaçanã/ Tremembé sob comando da bióloga Silmara Marques. O gabinete do Vereador José Américo, através dos assessores Cristina Navarro e Luiz Roque, e a Secretaria Mun. de Desenvolvimento Urbano, através do chefe de gabinette Weber Sutti, são outros parceiros nesse projeto.

@ Clique AQUI para assinar a petição pública pela criação do parque.

@ Clique AQUI para ver fotos e saber mais sobre a história da Fonte Gioconda.
.............

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo