VERDEJANDO O JARDIM PERI NO DIA DA ÁRVORE.
ZNNALINHA,
O Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida foi o ponto central do projeto Verdejando, iniciativa da Rede Globo e parceiros para tornar a cidade mais verde, com o plantio de árvores, e mais sustentável, através da educação ambiental. Centenas de pessoas passaram pela entidade no Dia da Árvore. O ponto culminante foi o plantio de dez mudas de porte grande na praça do Jardim Flamingo.
OPÇÕES – Ao chegar à entidade a população encontrou várias alternativas de participação, como brincadeiras no chão, recebimento de sacola com um kit de mudas, artesanato com resíduos recicláveis, além de pequenas palestras sobre saúde, nutrição e ecologia. Se estabeleceu uma movimentação contínua entre o espaço fechado e a rua, onde outras atividades aconteciam.
EDUCAÇÃO – Cerca de 200 voluntários, usando uma vistosa camiseta com a inscrição “Verdejando”, passaram pelas ruas do entorno do centro comunitário, uma das regiões de mais alta vulnerabilidade social da Zona Norte. Uma parceria das empresas Loga e Inova, prestadoras de serviço na área de limpeza urbana, além de promover uma ação intensa de zeladoria, também ofereceu orientações de educação ambiental para os moradores.
ECOMÓVEL – Uma van preparada para receber crianças, chamada de “Ecomóvel”, tinha quatro pessoas voltadas para o atendimento ao público. “Esse equipamento é uma iniciativa para fazer a orientação e conscientização das crianças, pois elas é que vão fazer o futuro”, considerou Pedro Escudeiro, coordenador operacional da Loga. Alessandra de Moraes, gestora de educação ambiental da Inova, relatou o trabalho de educação ambiental feito porta a porta no bairro. “Também teve a retirada de volumes, a instalação de papeleiras (lixeiras plásticas) e a colaboração no plantio de árvores”, afirmou Alessandra.
ESPERANÇA – Passado esse “tsunami” de boas ações, fica a esperança de que o poder público mantenha a presença nessas regiões, ajudando a reverter o quadro de sofrimento dessas populações normalmente desassistidas.
Minudências
@ O estudante de Gestão Ambiental Yuri Augusto mostrava aos moradores uma maquete com os problemas que a má ocupação das encostas e que as habitações precárias podem trazer ao meio ambiente.
@ O morador Eitor Bastos comentou a ironia dessa ação do Verdejando estar acontecendo a menos de 300 metros da obra do Rodoanel trecho Norte. “Estão plantando 70 árvores, enquanto o Rodoanel Norte está cortando 700 árvores”, considerou.
@ As mudas foram cedidas pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
@ O Centro Comunitário N. Sra. Aparecida existe há 34 anos, e é mantido pela Congregação Irmãs da Consolata.
@ Além das dez mudas plantadas na praça, outras 62 foram plantadas nas ruas do entorno, segundo a coordenação do evento.
@ O centro da praça recebeu uma muda grande de paineira, plantada pelo jovem ator global Leonardo Miggiorin. As crianças corriam para pegar autógrafo com ele.
@ O evento foi apresentado ao vivo no jornal SPTV e fechou com as crianças da entidade fazendo um coral com a música “Primavera”.
@ Valdeir Aires, instrutor do centro comunitário, foi nomeado embaixador local do Verdejando, ficando responsável por acompanhar o progresso das árvores plantadas.
@ Clique AQUI para ver a matéria do SPTV.