ONU e Prefeitura de São Paulo firmam acordo para cooperação técnica internacional no município.

Coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Envolverde,
O coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinaram nesta quarta-feira (14) um acordopara ampliar e fortalecer a cooperação entre o Sistema ONU e a cidade de São Paulo. O objetivo do documento, conhecido formalmente como memorando de entendimento, é criar e ampliar mecanismos de atuação conjunta, favorecendo o intercâmbio de experiências, práticas e políticas públicas nas diversas áreas de atuação das Nações Unidas no país.
Esta é a primeira vez que o Sistema ONU no Brasil se utiliza de um instrumento jurídico de cooperação técnica internacional para atuação conjunta no âmbito local. “Acho que nós seremos seguidos por muita gente rapidamente porque os municípios precisam de apoio e esse intercâmbio de idéias é sempre ótimo. A gente carece desses mecanismos de troca de experiências”, afirmou Haddad durante a cerimônia de assinatura.
O acordo faz parte das iniciativas previstas pela ONU com a instalação oficial de um Escritório Compartilhado de projetos na região central de São Paulo em maio deste ano. “A cidade de São Paulo é um dos carros-chefe das metrópoles do Sul. Tem seus inconvenientes de um grande centro urbano, mas oferece também muitas soluções para os problemas atuais enfrentados por estas cidades. Queremos aprender com São Paulo e levar isso para o resto do mundo”, disse Chediek.
Além de ampliar as condições de prospecção para implementação de novos projetos com a cidade, o acordo também abre portas para que as iniciativas bem-sucedidas desta parceria – bem como políticas e iniciativas já reconhecidas de São Paulo – possam ser replicadas por outros países através da chamada Cooperação Sul-Sul – o mecanismo usado entre países emergentes em resposta a desafios comuns por meio de transferência de conhecimento e expansão de vínculos solidários entre as partes.
A parceria tem como objetivo fomentar projetos que contemplem os eixos prioritários do marco de atuação da ONU no Brasil para 2012-2015: alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para todos os brasileiros e brasileiras no contexto ampliado das políticas nacionais de desenvolvimento; economia verde e trabalho decente no contexto da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável; redução da vulnerabilidade à violência e promoção da segurança cidadã, com apoio, em especial, à formulação e implementação de políticas públicas; e Cooperação Sul-Sul, enfatizando o intercâmbio de experiências e transferências de conhecimentos e tecnologias para países parceiros do Brasil.
No início de maio, a ONU inaugurou o primeiro escritório compartilhado da organização na cidade de São Paulo, no Edifício Cidade 4, no Centro. A ideia do espaço era justamente aproximar e ampliar a troca de informações e a implementação de programas sociais, ambientais, de educação e desenvolvimento nas cidades paulistas.
* Publicado originalmente no site ONU Brasil.
..........

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo