Diabetes mata uma pessoa por hora em São Paulo
Em 2012, 21.981 pessoas foram internadas em hospitais paulistas conveniados ao SUS em virtude de complicações da doença.
Spresso SP,
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo revelam que, em média, uma pessoa morre a cada hora no Estado vítima de complicações do diabetes. Em 2012 foram registrados 9.562 óbitos em decorrência da doença, 5% a menos que em 2011. Nos hospitais paulistas conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), 21.981 foram internadas por diabetes no ano passado.
A diabetes é causada pela falta ou falha de produção de insulina que o corpo necessita, o que causa um aumento dos níveis de açúcar ou de glicose no sangue. Trata-se de uma doença que muitas vezes é silenciosa. Portanto, é importante ficar atento aos principais sintomas: cansaço, perda de líquido, aumento de fome e sede e má circulação do sangue. “Muitas pessoas vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta a endocrinologista Renata Faco Amoedo Coelho.
Quando não controlada adequadamente, a diabetes pode causar diversas complicações a saúde do paciente, como perda da visão e até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, especialmente dos membros inferiores. Além disso, diabéticos possuem maior propensão a sofrerem ataques cardíacos e derrames.
Um fator fundamental na prevenção da diabetes é a prática regular de atividades físicas. Desde 1996, a Secretária Estadual de Saúde promove o “Agita São Paulo”, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul). O objetivo é incentivar o acúmulo de 30 minutos de atividades físicas diárias, cinco dias por semana, auxiliando a prevenção de doenças crônicas como a diabetes, a hipertensão e a obesidade.
O SUS fornece gratuitamente as insulinas para o controle do diabetes nas Unidades Básicas de Saúde. Porém, além da medicação, é fundamental que o paciente pratique atividades físicas, possua uma alimentação balanceada e acompanhamento médico regular.
.........