Políticas para o desenvolvimento Local

Livro de Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann publicado pela Fundação Perseu Abramo na ordem do dia.



Site da Associação Cantareira,
O desenvolvimento local está na ordem do dia. Existem inúmeras iniciativas a fim de se dinamizar o desenvolvimento do país pela base, no entanto essa opção não substitui as políticas nacionais nem resolve os problemas globais.
Políticas para o desenvolvimento local constituem um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo o país. Desenvolvido essencialmente durante o ano de 2006, esse esforço concentrou-se na identificação dos processos capazes de gerar um ambiente favorável à mobilização dos recursos subutilizados do país.
No plano de fundo dessas transformações, encontra-se o processo de urbanização. Hoje, com maior parte da população urbana, o país dispõe de núcleos locais ou regionais com ampla capacidade técnica e econômica para organizar e racionalizar o uso de seus espaços.
A população urbana passa a necessitar de sistemas organizados de uso de recursos comuns – espaços de ruas, redes de transportes, coletas de lixo etc. – que exigem processos decisórios mais democráticos e participativos.
O próprio reequilíbrio social e a sobrevivência ambiental exigem visão de longo prazo, planejamento mais sofisticado, organização de sistemas de informação, articulação inovadora do urbano e do rural.
O desenvolvimento local envolve dimensões políticas, relações complexas de poder, diferenças culturais e freqüentemente a tradicional resistência à mudança, à modernização. E não há muito espaço, nesse universo extremamente diversificado das regiões brasileiras, para um “manual geral de procedimentos”.
Existem princípios, sem dúvida, que emergem com força nos textos apresentados, mas sua aplicação dependerá de construções criativas e diversas. O leque de visões que apresentamos não traz repostas prontas, mas análises claras dos desafios, dos avanços e das dificuldades da territorialização do desenvolvimento, matéria-prima para soluções inovadoras.
* Leitura recomendada para profissionais de diversas áreas, funcionários públicos, movimento social e interessados no tema.
............
A Associação Cantareira é uma organização não-governamental criada em 1995,  a partir da necessidade de comunicação das comunidades, grupos culturais, associações, movimentos populares e organizações que lutam pela melhoria da qualidade de vida na periferia da cidade de São Paulo.
...........

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo