RODOANEL NORTE


A OBRA VAI COMEÇAR MESMO SEM LICENÇA?


ZN NA LINHA,

A DERSA divulgou os vencedores dos 6 lotes em que dividiu a obra do Rodoanel trecho Norte.  E anuncia a possibilidade de iniciar obras logo após o Carnaval, colocando na avenida os passistas-operários.   Resta saber se vai começar com todas as licenças obrigatórias expedidas, como manda o figurino, ou se vai desfilar sem a licença de instalação, como aconteceu no trecho Leste, conforme matéria do Estadão de 16/12/12 (Clique AQUI para ler).   Talvez comece sem mesmo.   O meio ambiente, naquele sentido amplo da sustentabilidade, do aquecimento global, é ninharia perto de uma obra bilionária como essa.
 
Conjunto na Pedra Branca: com a obra o verde ao fundo vai sumir.
Conjunto na Pedra Branca: com a obra o verde ao fundo vai sumir.
Mas por mais que dêem a obra como líquida e certa…  a luta continua!
............

ABAIXOU MESMO O CUSTO DA OBRA?


ZN NA LINHA,

Se tem ou não tem a licença de instalação, parece que não faz diferença pra obra começar, pois a  Dersa está anunciando a possibilidade de iniciar o Rodoanel trecho Norte logo após este Carnaval.  Clique AQUI para ver matéria do Estadão de hoje, anunciando os vencedores dos 6 lotes em que foi dividida a obra.  A matéria diz que o preço da obra é de R$ 3,9 bilhões, ou seja, abaixou frente aos antes anunciados R$ 6 bilhões.  Agora, fica a dúvida: se os R$ 3,9 bilhões serão pagos aos 6 vencedores da licitação, ISSO INCLUI OS VALORES DE DESAPROPRIAÇÕES? 
 
Esse verde na Pedra Branca, a 11 km do centro, vai sambar.
Esse verde na Pedra Branca, a 11 km do centro, vai sambar.
 
Mas não interessa o preço: o fato é que essa obra vai na contramão dos pressupostos de um planeta melhor:  vão pendurar um colar de concreto, barulho e fumaça no pescoço da Serra da Cantareira, bem na porta de uma das maiores manchas urbanas do mundo!  (A 11 km do marco zero da cidade).  Em vez de aplicarem esses recursos em centenas de quilômetros de corredores de ônibus e numa completa e total reengenharia das linhas e trajetos de ônibus de São Paulo (com esse valor dava pra contratar a NASA pra fazer esse estudo!), vão congelar em concreto essa fortuna, e depois cobrar pedágio (quem lembra que o governador afirmou, lá atrás, que o Rodoanel não teria pedágio?).   Como sempre, o importante é faturar!
 
Pedra Branca: a obra passa nesse vale até furar a serra em  túnel
Pedra Branca: a obra passa nesse vale. Risco para a ETA Guaraú (alto à esquerda).


Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo