Falta de licença ameaça obra do Rodoanel Leste
Agência Estado
A falta de licenças ambientais de instalação já ameaça a continuidade das obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. O consórcio SPMar, empresa responsável pela construção, diz que terá de paralisar máquinas e dispensar operários caso as liberações para dois lotes das pistas não sejam emitidas até o começo do próximo mês.
O licenciamento da obra, que soma 44 quilômetros de pistas, está sendo feito por trechos. Há cinco lotes que já têm essa licença e estão em construção, nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Suzano, na Grande São Paulo.
Entre os restantes, três lotes tiveram os pedidos de licenciamento protocolados na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) na sexta-feira (para o trecho final das pistas, entre Itaquaquecetuba, Guarulhos e Arujá) e dois tiveram o pedido feito em abril e junho. São esses dois últimos, que somam 15 quilômetros de pista, que estão emperrados, segundo a SPMar.
O problema é que o chamado Lote 5 fica entre dois trechos que já estão em obras. Segundo o diretor-presidente da SPMar, José Carlos Britto, a ideia era que o maquinário que já está fazendo a terraplenagem dos trechos liberados seguissem com a abertura do restante da pista. "Se a licença não sair em alguns dias, eu terei de paralisar as máquinas." Ele diz pressionar a Cetesb para evitar o prejuízo da parada das máquinas, mas ainda aguarda resposta. A assessoria do consórcio diz ter expectativa de que a licença saia ainda neste mês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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E.T. O rodoanel sul foi construído e entregue com vários erros e praticando diversos crimes ambientais. Além disso, não produziu desafogamento significativo; não possui sinalização adequada; o projeto de saídas foi totalmente errôneo; é o único rodoanel no mundo com pedágio; o tempo gasto dentro do rodoanel é muito maior do que o esperado.
No trecho leste não está sendo, nem vai ser diferente.
E se forem obedecidas as leis vigentes de uso e ocupação do solo, plano de diretor e de proteção ambiental, o trecho norte que o governador Alkmin insiste em instalar, não sairia do papel.
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