Arma indefensável



Folha de São Paulo

Reportagem publicada no domingo por esta Folha apresentou documentos inéditos que comprovam a exportação de bombas de fragmentação fabricadas no Brasil.
Embora a montagem e a venda desse tipo de armamento sejam realizadas por uma empresa privada, tal atividade, moralmente indefensável, conta com a anuência e o estímulo do Estado brasileiro.
Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Ministério da Defesa liberou documentos secretos em que se registra o comércio de armas e munição fabricados no país entre janeiro de 2001 e maio de 2002.
Constata-se ali a venda ao Zimbábue, governado pelo ditador Robert Mugabe, do equivalente a cerca de R$ 12 milhões em armas. Foram comercializados 340 artefatos completos, além de material para a montagem de outras 426 bombas de fragmentação.
Esse tipo de munição representa grave ameaça à população civil. Trata-se de um mecanismo que espalha centenas de projéteis por área que equivale à de dois ou três campos de futebol e atinge indistintamente combatentes e civis.
Em 2008, mais de cem países assinaram um acordo que proíbe a fabricação e prevê a destruição dos estoques hoje existentes desse tipo de armamento. O Brasil, ao lado de 34 países, optou por não aderir ao tratado.
As Forças Armadas parecem considerar estratégico o domínio, por empresas nacionais, dessa tecnologia, que teria características desejáveis para a guerra em selva e contra grupos de guerrilha.
Tal preocupação militar, contudo, não justifica o custo em vidas humanas que o país admite com a venda, a outros Estados, desse tipo de armamento.
Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe o fim da fabricação de bombas fragmentárias no Brasil e a destruição dos estoques existentes. Sem a anuência do Itamaraty, do Ministério da Defesa e da Presidência, é pouco provável que a iniciativa tenha sucesso.
Não se justifica que, movido por confluência de interesses comerciais e militares, o Brasil tenha transformado em política de Estado a disseminação de um dos mais cruéis armamentos em uso hoje no mundo.
..........

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo