MUITO LUCRO, POUCO CARRO

Caminho sem volta: A falta de segurança dos veículos brasileiros



Luiz Carlos Azenha,
De uma série de reportagens para o Jornal da Record

Em geral, o brasileiro adora carro e até se endivida para trocar de veículo. E quando fecha negócio se preocupa com a cor, o estofamento, o modelo, mas não dá a mesma importância para os equipamentos de segurança. Na última reportagem da série Caminho sem volta, o repórter Luiz Carlos Azenha mostra se os carros brasileiros realmente estão prontos para encarar as ruas e estradas.
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Porque o governo ao taxar os carros estrangeiros, (que já vem com todos os equipamentos de segurança) não impôs em curto prazo, mudanças tão necessárias a vida das pessoas? Vejam a reportagem abaixo que horror!
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Max Mosley: “carros da América Latina têm segurança com 20 anos de atraso”


Do BlogAuto,
O Latin NCAP divulgou os resultados do 2° crash-test promovido com veículos da região. Como se previa, o que se viu foi desastroso. Com exceção dos hatches médios Focus e Tiida – e excluindo o Cruze por se tratar de um exemplar fabricado na Coréia do Sul – os demais automóveis foram muito mal.
Celta, Classic e Ka assustaram após o choque a 64 km/h com a barreira deformável: seus chassis retorceram e deixaram os carros quase irreconhecíveis na frente. Mas pior foi ver o novo Uno e o March darem vexame. O Fiat “arremessou” a cabeça do dummy, o boneco usado no teste, para fora do veículo. Se houvesse um vidro certamente os ferimentos seriam maiores.
Já o Nissan, que exalta sua preocupação com segurança em seus comerciais, levou apenas duas estrelas e teve a estrutura afetada também. Mas isso porque era o único dos populares com airbags. Detalhe: a própria Nissan ofereceu o carro ao Latin NCAP.


Enquanto os compactos nacionais levaram apenas uma estrela na segurança para adultos, o Focus, Cruze e Tiida com dois airbags receberam quatro, um situação bem mais adequada. Mas quando o assunto é a segurança de uma criança levada numa cadeirinha no banco de trás, a coisa foi mais surpreendente.
Focus e Cruze tiveram três estrelas assim como o Ka, sim ele mesmo que produziu uma das batidas mais horríveis do crash-teste. O Celta e o Uno tiveram duas e os demais, apenas uma, incluindo os modelos da Nissan, March e Tiida.
O ex-presidente da FIA Max Mosley e atual chefão da NCAP mundial, definiu como ninguém os carros compactos nacionais: “os níveis de segurança usados nos carros mais populares da América do Sul ainda estão vinte anos atrasados em relação aos veículos utilizados na Europa e América do Norte”. Bingo.

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