Elis Regina Pimentinha

2012 - O ANO ELIS


 Danilo Casaletti - Blog Elis Regina Pimentinha,

Há exatos oito anos, quando criei esse blog, no dia 19 de janeiro de 2004, minha principal queixa era a de que Elis estava esquecida na mídia. Naquele dia em que se completara 22 anos sem a nossa cantora maior, nenhuma emissora da TV havia feito uma homenagem, nenhum jornal publicou uma matéria especial. Nada. Me restou dividir essa frustração com os internautas. E olha que eu, tolo, nem imaginaria que fossem tantos...

Hoje, neste 19 de janeiro de 2012, Elis está com tudo! Oba! Todos os jornais e revistas, de diversas partes do país, abriram seus arquivos e foram atrás de histórias interessantes para contar. Na TV, também se vê notícias sobre o projeto “Viva Elis”, que inclui exposição, livro, site e um show realizado pela filha da Elis, a Maria Rita. Tudo encabeçado por João Marcello Bôscoli, o filho mais velho de Elis.

O que mais fãs como eu, que anos e anos vasculhei sebos, lojas de discos e colecionadores por aí atrás de informações, fotos e matérias da nossa “pimentinha”, poderia querer?

Entre tantos textos e homenagens, eu destaco um escrito por Caetano Veloso na edição do último domingo (15 de janeiro) para o jornal O Globo, que dedicou quatro páginas a Elis. Nesse texto, Caetano diz, de forma genial (e poderia ser diferente) a importância de Elis para a música popular brasileira.”Quem entende de música no mundo todo sabe que Elis é uma das maiores que já houve”, escreveu o compositor. E ainda há quem diga que Elis e Caetano não combinavam muito. Ela, de primeiro, criticou sua música puglada. Ele, não gostou de uma ou outra interpretação dela para suas músicas.

No final era amor. Elis declarou, e está gravado no disco de 69, que Caetano era um “gênio”. Nesse texto publicado no último domingo, Caetano fala que via Elis cantar para se sentir bem.

Comemoremos, “talifãs” de Elis! Ela está aí, viva! Elis vive! Como dizia aquela espontânea frase pichada pelos muros das cidades logo após a sua morte. (E, digo: foram esses fãs que seguraram a memória de Elis durantes esses anos todos)

Outro dia, conversando com um amigo que também é fã de Elis, nos questionamos se somente agora chegaram a conclusão de que ela é a maior de todos. Talvez sim. Mas o tempo foi preciso. Foi como se esperassem 30 anos para que outra tão boa ou melhor que Elis surgisse. Não apareceu. Enfim, deram o braço a torcer!

Leia o texto de Caetano Veloso

Link: http://elisreginapimentinha.zip.net/arch2012-01-15_2012-01-21.html


............


ELIS REGINA "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá"


Un tema de João Bosco y Aldir Blanc. Interpretado por Elis Regina.
Del DVD "Doce de Pimenta" (2006) Dirigido por Roberto de Oliveira.

..............

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo