ANP suspende atividade da Chevron no Brasil

Agência Nacional do Petróleo considerou a empresa negligente na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços.

IG,

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou a suspensão das atividades de perfuração no Campo de Frade até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento e também sejam restabelecidas as condições de segurança na área do acidente. "A ANP suspende toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil Ltda. em território nacional", afirma a agência, em nota.

De acordo com investigação da ANP, houve negligência por parte da concessionária na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços e na elaboração e execução de cronograma de abandono, além de falta de maior atenção às melhores práticas da indústria.

O iG foi o primeiro a mostrar que mancha era maior que o divulgado inicialmente.

No dia 8 de novembro foi anunciado um vazamento em poço operado pela petroleira norte-americana Chevron. A empresa estima que o volume total do vazamento é de 400 a 650 barris. No entanto, estudo feito pela ONG SkyTruth, especializada em interpretação de fotos de satélites com fins ambientais, afirma que problema no campo Frade, na bacia de Campos, pode ser dez vezes pior do que o divulgado.

A ANP informa, em nota, que rejeitou o pedido da empresa de perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal, pois poderia causar "riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade".

A medida não alcança as atividades necessárias ao abandono definitivo do poço onde ocorreu o vazamento e a restauração das suas condições de segurança.
Em nota, a Chevron informou que vai seguir todas as normas e regulamentos do governo brasileiro e suas agências.
........

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo