Em campanha contra assédio sexual, metroviários criticam quadro do "Zorra Total"


Personagens Valéria e Janete sofrem abuso no transporte coletivo. Para sindicato, piada de mau gosto é situação recorrente em trens e ônibus de grandes cidades.


São Paulo - Em meio a campanha contra o assédio sexual cometido às mulheres nos transportes públicos, os metroviários de São Paulo protocolam, nesta quarta-feira (5), às 16h, uma carta à TV Globo com críticas ao programa Zorra Total. O humorístico mantém um quadro em que se faz piada com o abuso em ônibus e trens de grandes cidades contra passageiras.
"O que é piada no Zorra Total acontece frequentemente com milhares de mulheres usuárias de transporte público", critica anota publicada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários de São Paulo. A carta foi formulada pela Secretaria de Assuntos da Mulher da entidade. A TV Globo sustenta que o quadro busca entreter e não incitar comportamentos.
No quadro, a personagem Valéria, uma transexual vivida pelo ator Rodrigo Sant'Anna, e Janete, interpretada por Thalita Carauta, passam por situações variadas no transporte público urbano. Na esquete, de modo semelhante ao que ocorre em outros quadros do programa, repete-se uma sequência em que Janete sofre algum tipo de abuso por outro passageiro e afirma que algum passageiro a está "bolinando". Valéria, então, comenta a situação, sugerindo que a amiga "aproveite" e repete o bordão: "Tô bandida".Nas últimas semanas, outras polêmicas envolveram órgãos do governo federal e peças publicitárias. Avisados por ativistas, em meados de setembro, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) demandou que a Caixa Econômica Federal suspendesse uma campanha em que o escritor Machado de Assis era interpretado por um ator branco, reforçando preconceitos e esteriótipos. Na semana passada, foi a vez da Secretaria de Política para Mulheres interpelar o Conselho de Autorregulação Publicitária (Conar) sobre um anúncio de lingerie.Em relação a programas de TV, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados mantém umRanking da Baixaria, formulado a partir de denúncias de telespectadores, embora não implique sanções às emissoras responsáveis. Em nenhum dos seis anos em que a classificação das queixas foi publicada, o programa Zorra Total figurou entre as cinco principais atrações de TV mais citadas. Denúncias podem ser feitas pelo site.
.........

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo