Veridiana Toledo apresenta comédia sobre gravidez “Meu Trabalho é um Parto” no Teatro União Cultural.

As delícias e loucuras da gravidez, fase tão mágica quanto neurótica para qualquer mulher, são os temas da peça “Meu Trabalho é um Parto”. O monólogo cômico, escrito e interpretado por Veridiana Toledo, estreia no Teatro União Cultural, em São Paulo. Alterações físicas e hormonais, enjôos, simpatias, desejos exóticos de grávidas, mulheres em estado interessante e à beira de um ataque de nervos, viram matéria-prima para o riso. Temporada: até 13 de novembro.


Em todas as religiões e culturas, a mulher é tida como sagrada pela capacidade de gerar uma vida, mas essa espera é marcada por fortes emoções e tensões. Não é à toa que, em espanhol, “embarazada” signifique estar enrolada, presa em uma teia de aranha. Prêmio FEMSA de Melhor Atriz pela peça “A Odisséia de Arlequino”, conhecida dos palcos paulistanos, Veridiana Toledo faz sua estreia em espetáculo solo e interpreta 12 diferentes personagens. No roteiro, estão todas as caricaturas de grávidas possíveis, da grávida enxaqueca, da casta à tarada, da grávida-Fusca à ultra-sensível, que chora compulsivamente, seja pela entrega de pizza errada ou pelos pobres da Etiópia, sem esquecer da executiva grávida, com sérios e imprevisíveis problemas gastrointestinais em meio às mais importantes reuniões de negócios.


A ideia original é da atriz Heloisa Cintra. Veridiana adaptou o projeto da amiga, que participa da peça como diretora, ao lado do experiente Marcelo Galdino, que já dirigiu peças como “Les Demoiselles e “As Mansões Celestes”. Ela resolveu inovar, construindo um roteiro de inspiração cibernética, que reuniu, pela internet, depoimentos de grávidas e ex-grávidas. O principal canal de comunicação foram as mídias sociais, como blogs e o Facebook. “Tive de escolher entre milhares de histórias desse universo lindo, mágico, gordo, faminto, enjoado, sensível, delicado, meigo e gasoso. Sim, o tema flatulência foi o campeão. Foi difícil escolher a história mais engraçada”, brinca Veridiana Toledo, que contou com a consultoria da irmã, a dramaturga Marília Toledo (prêmio Shell pela peça “Amor de Servidão”).

O ponto de partida do texto é uma atriz grávida à procura de um emprego. Se todo ator é um “desempregado por excelência” (como alerta ironicamente o texto), competindo com ex-BBB, ex-miss, ex-amante, ex-aluna expulsa de universidade, que chance teria uma atriz grávida? Em roteiro que alterna o cômico com o pungente, “parir” assume o sentido de “estrear um espetáculo”. Requer ensaio, paixão, espera e entrega. Entre risos e revelações, “Meu Trabalho é um Parto” convida os espectadores a refletirem sobre a maior das estreias, a da vida.

Onde: Teatro União Cultural Brasil-EUA
Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso – Tel. 11 2148-2904
Ingressos: Sextas e domingos: R$ 50, sábados: R$ 60
Sextas, às 21h30, sábados, às 21h e domingos, às 20h
Capacidade: 285 lugares. Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
..........


Postagens mais visitadas deste blog

Fórum regional de combate aos agrotóxicos do baixo Amazonas será lançado em Santarém.

MÚSICA E INTERPRETAÇÕES: JANET DE ALMEIDA

MÚSICAS E INTERPRETAÇÕES: A Historia de Lily Braun de Chico Buarque e Edu Lobo