DEZ ANOS SEM A LUCIDEZ E O CARISMA DE MILTON SANTOS
" O SONHO NOS OBRIGA A PENSAR "
Milton Santos (1926-2001) é considerado o maior geógrafo brasileiro pelos colegas de profissão. Critico da globalização perversa, via na população pobre o ator social capaz de promover uma outra globalização, que defendeu em livros e conferências pelo mundo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia(PT/RS), representado por Mauro Benevides(PMDB/CE), apresentou um discurso na sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao geógrafo Milton Santos, no registro de 10 anos de sua morte ocorrida em 2001. Proposta pelo deputado Luiz Alberto (PT/BA), a sessão contou com pronunciamentos de representantes das bancadas do PSB, PSOL, PMDB, PT, representações diplomáticas de diversos países estrangeiros, lideranças políticas e dos movimentos sociais, acadêmicos e familiares do homenageado. A ministra do governo Dilma, Luiza Bairros, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o secretário do governo Jaques Wagner, Elias Sampaio e o prefeito de Brotas de Macaúbas (onde MS nasceu) também discursaram. A senadora Lídice da Mata e a vereadora Olívia Santana (PCdoB), além do presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira, compareceram ao ato. A TV Câmara cobriu ao vivo e exibiu o programa em outros horários de sua programação para todo o país.
Sua família mantém um site sobre sua trajetória e obra que merece ser visitado para todos que sabem da importância desse intelectual para a cultura brasileira.
.......
